segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A todos os blogueiros da Região dos Lagos

Há algum tempo vários jornais locais perderam a credibilidade de que dispunham na Região dos Lagos.

Com o aparecimento dos blogs, a "população" passou a seguir esses novos "veículos de informação" e a conviver com suas "diferentes opiniões" sobre vários assuntos. Esses blogs não se propõem a ser um "jornal informativo" em sua essência mas, ao postar informações erradas, começam a perder uma coisa preciosa chamada credibilidade. E quando as eleições se aproximam, as opiniões políticas se tornam mais claras e indicativas de qual lado está o jornal, o blogueiro e o eleitor. E quando alguém faz campanha sistemática a favor e/ou contra determinados candidatos começamos a perceber suas cores e escolhas. Até aí, tudo bem.

Mas quando aparecem informações incorretas, mentiras e "invencionices", jornal ou blog, começa a perder crédito e esse processo pode não ter volta. Por isso, é importante deixar claro se houve erro, pedir desculpas, repará-lo e evitar que ele aconteça novamente. Escrever é fácil e o papel ou a tela do computador aceitam tudo. Mas, sem credibilidade, a informação não vale nada.

Não podemos deixar que isso aconteça com os nossos blogs. Opinião é opinião, e igual ao pescoço, cada um tem o seu e a sua. Mas temos que evitar o erro, a desinformação e a mentira. O cidadão que deseja se informar, de saber o que está acontecendo, hoje o faz por meio dos blogs. Mas, sem credibilidade, todos vamos perder e muito.

Vamos prestar atenção. Separar a informação da opinião e continuar prestando um serviço inestimável à cidadania e à democracia. Proponho aqui que façamos um grande encontro dos blogueiros para discutir como podemos melhorar nosso trabalho e o serviços que prestamos. Está na hora de nos unirmos, opiniões à parte, e nos organizarmos para garantir o espaço que conquistamos na blogosfera e na sociedade.

Um abraço a todos e a todas!

Ricardo Cox

7 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Ricardo Cox, muito bonito o seu discurso mas ao mesmo tempo não vi o Sr. se desculpar com o Prof. Chicão uma vez que ele não deu nenhuma informação errada. APENAS 50% DOS DEPUTADOS DO PT VOTARAM A FAVOR DO AUMENTO DE 26% DOS PROFESSORES. Isso é fato e foi isso que o prof. Chicão disse em seu blog amparado também pelas palvras do seu correligionário Luis do PT.
.
Realmente credibilidade é difícil de reaver quando se perde e tanto você quanto o Prof. Marcos Salaibe terão perdido as dos senhores caso não aconteça uma retratação.

Zel Humor disse...

Ricardo você pode contar comigo.

Zel Humor .

Ricardo Cox disse...

Prezado Igor. Discutir se a maioria dos quatro deputados do PT presentes na votação dos 26% de aumento dos professores votou favoravelmente 3X1 e se 3 deputados do PT são 50% de sua bancada significa que o PT foi contra a proposta não é mais a questão.
Admiro muito o professor Chicão e creio ter atingido o meu objetivo de alertá-lo ao postar o comentário do prof. Marcos Salaibe sobre a questão.
O que tenho a dizer está no texto comentado...
Quanto à credibilidade, como dizia a velha canção, por mim aqui atualizada: "the answer my friend is blowing in the web"

Clovis Eduardo disse...

Senhor Igor Kanellas, seria pedir muito que procurasse entender como funciona o processo deliberativo dos diretórios do PT e o coeficiente de maioria dentro das decisões estatutárias?

3x1 como votação empatada é uma comédia e comprovação da falta de conhecimento das deliberações de um partido de esquerda formado por base sindical. Só há fechamento de votação quando o diretório se manifesta. Sem isto, a votação é aberta e livre para os deputados agirem como quiserem. A maioria da bancada foi a favor 3x1. Fim de papo.

A gente pode até pensar em se reportar se Chicão explicar porquê colocou Robson Leite (apoiador da campanha de Jânio à prefeitura de CabO Frio) como um dos que votaram contra e depois alterou a notícia quando viu que ia ser desmascarado pelo PT.

Lembre-se, não somos amadores.

Anônimo disse...

Caro Clovis.
.
Na última vez que contei a bancada do Rio tinha 6 representantes. Se apenas 3 votaram a favor, logo, apenas 50% votaram com os professores e 50% não é maioria.
.
Se não houve fechamento de questão não se pode dizer que o PT votou com os professores e foi isso que o Prof. Chicão, de quem eu costumo discordar tantas vezes, disse, acertadamente e foi chamado de mentiroso aqui mesmo nesse blog de quem agora fala em "união" entre blogueiros...

Anônimo disse...

Já que o PT "fechou com os professores", divulguem o vídeo que membros do SEPE fizeram contra aqueles que traíram os professores:
.
http://www.youtube.com/watch?v=1c5zFPvCNls
.
Um grande abraço jornalista...

Clovis Eduardo disse...

Igor
Somente 1 votou contra e os outros dois não foram, ao passo de que 3votaram a favor. A representação da bancada foi 3x1.

Vocês leram o que julgaram ser conveniente para atacar Jânio. Só isso.