sexta-feira, 4 de março de 2011

Confiança no Judiciário brasileiro é baixa, afirma pesquisa

reprodução de notícia do link clique aqui

  Foi divulgada esta semana o Índice de Confiança da Justiça, o ICJBrasil, estatística produzida pela faculdade de direito da Fundação Getulio Vargas (Direito GV). A pesquisa aponta que 46% dos entrevistados entraram ou residem com alguém que já entrou com processo ou ação na Justiça. O índice de confiança médio foi de 4,2 pontos (em uma escala de 1 a 10). O Rio Grande do Sul apresentou maior índice de confiança (4,4), seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro (4,3).

   A coordenadora do ICJBrasil, Luciana Gross Cunha, acredita que o número de pessoas que recorrem ao Judiciário é alto. No entanto, “se considerarmos o percentual de pessoas que disseram querer ir ao Judiciário para resolver conflitos, ainda é um número reduzido.”

  O levantamento ouviu 1570 pessoas em sete estados, entre outubro e dezembro do ano passado. Segundo 90% dos ouvidos, a Justiça é lenta ou muito lenta. Quanto à capacidade de solução de conflitos, 53% afirmam que o Poder Judiciário não tem competência ou é pouco competente.

   Segundo Luciana, há uma relação entre o uso do Judiciário e fatores como escolaridade, renda e local de residência da população. “Quanto maior a escolaridade e renda, maior a utilização do Judiciário. Da mesma forma, moradores dos grandes centros urbanos também utilizam mais se comparados aos moradores de cidades do interior”, diz. 78% consideram o custo para entrar com uma causa no Judiciário caro ou muito caro. “Essa proporção é mais forte entre os respondentes menos favorecidos socialmente”, diz Luciana.

   Apesar das fortes críticas, 50% acreditam em melhora na instituição nos últimos 5 anos, enquanto apenas 13% disseram que houve piora.

Nenhum comentário: