quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Eleições a Prefeito de Cabo Frio 2000 - crônica de um resultado anunciado

Cabo Frio, 25 de setembro de 2000.

Às vésperas da eleição para Prefeito e Vereador em 2000, essa é uma tentativa de traçar um quadro da situação política de Cabo Frio, no que diz respeito à imagem e propaganda dos candidatos.
A eleição para prefeito, em 1 de Outubro, reúne dois candidatos tradicionais na cidade Alair Corrêa e José Bonifácio. São dois políticos experientes que se enfrentam pela terceira vez. Nas duas anteriores, o candidato do PDT, José Bonifácio levou a melhor. Mas os tempos eram outros. Em 20 anos, Cabo Frio passou de 60 mil para 125 mil habitantes. Mudaram os conceitos sobre esses mesmos candidatos e as formas de comunicação e marketing político.
Na eleição anterior, em 1996, o atual prefeito Alair Corrêa venceu Paulo Massa, candidato apoiado por José Bonifácio e a máquina da Prefeitura, por uma margem de 5 mil votos. Num colégio eleitoral de cerca de 68 mil votos, Alair teve, aproximadamente, 23 mil contra quase 18mil votos de Paulo Massa.

A Campanha de 1996

Àquela época, a imagem de Alair e de José Bonifácio, como prefeito, eram diferente das de hoje. Havia um “senso comum”, que o então Deputado Estadual Alair Corrêa, não realizara uma boa administração quando esteve à frente da prefeitura de 1982 a 1988. Hoje, o atual prefeito (Alair), após um trabalho intenso na propaganda de sua administração, teve diminuído seu índice de rejeição.
Por outro lado, enquanto José Bonifácio foi considerado um bom administrador em sua primeira oportunidade como prefeito, o saldo de sua segunda administração (de 1992 a 1996) lhe era negativo naquele momento (1996). Por não dar importância à divulgação na mídia das ações da Prefeitura, José Bonifácio negligenciou a captação de imagens para construir o “seu marketing” e também não aproveitou a oportunidade da campanha de seu candidato, Paulo Massa, para apresentar as realizações de sua administração.
Por sua vez, Alair Corrêa, após sua experiência no legislativo, fez novos acordos políticos e tratou de se empenhar na mudança de sua imagem. Sua campanha à prefeito, em 1996, se esmerou na apresentação da imagem do candidato e de suas propostas. A propaganda no programa político de Alair se baseou em muitas imagens e depoimentos em vídeo, além de “maquetes”, em computação gráfica, na apresentação de seus projetos para a cidade. Tudo isso era necessário para reverter a rejeição de parte do eleitorado que, apesar de não aplaudir a gestão de José Bonifácio, não acreditava que Alair pudesse realizar um bom governo.

1996 a 2000- Colhe quem planta, mas quem não planta...

Após a vitória nas urnas, em uma eleição que envolveu e mobilizou a população, o prefeito Alair Corrêa, além de captar as imagens da “cidade que José Bonifácio deixou”, tratou de continuar a registrar todos os seus passos e ações através de imagens em vídeo.
Enquanto isso, José Bonifácio saiu da Prefeitura sem ter registrado, quer seja em fotos ou vídeo, “uma só imagem aproveitável” do que realizara como prefeito. E durante quatro anos, o grupo político de José Bonifácio não se preocupou com marketing ou propaganda. A chamada Oposição não produziu ou apoiou um jornal, ou programa de rádio, que pudessem apresentar uma visão crítica da situação política. Da mesma forma, José Bonifácio não cuidou de conseguir o registro de uma imagem sequer da atuação e dos erros de Alair Corrêa à frente da prefeitura de Cabo Frio.

1998: o “caixote elétrico“

De mini-comícios, em cima de um caixote, em 1972, José Bonifácio concebeu, para a sua campanha a deputado, em 1998, o Bonimóvel: uma pequena “pick-up”, com sistema de som amplificado. Tendo dispensado orientação especializada, José Bonifácio tratou de repetir a velha forma de sua primeira campanha a prefeito, discursando sozinho nas praças públicas de diversas cidades da região.
O resultado: na campanha a deputado de 1998, de um total de cerca de 17 mil votos alcançados no total, José Bonifácio conseguiu menos de 8 mil votos em Cabo Frio. Enquanto isso, apoiado por Alair, de um total de 24 mil votos, Marquinho Mendes teve cerca de 16 mil votos só em Cabo Frio: o dobro dos votos conseguidos por José Bonifácio, prefeito da cidade em duas ocasiões.

A Campanha de 2000

Para essa eleição, novamente os dois candidatos se encontram. Mas com conceitos e imagem diferentes. Alair, sem precisar se descompatibilizar, tem o domínio da máquina da prefeitura e cerca de mais de 160 candidatos a vereador numa coligação de 13 partidos. O seu arsenal de imagens é rico, englobando as imagens da campanha anterior e todas as realizações de seu atual governo.
Do outro lado, José Bonifácio tem cerca de 140 candidatos a vereador, numa coligação que reúne 10 partidos, e a participação, em seu programa político, do Governador Garotinho. Porém sua campanha na TV não dispõe de imagens em vídeo, seja para mostrar os pontos fortes do candidato do PDT, seja para apontar os erros da atual administração.
A televisão é, ainda, o veículo de comunicação mais importante nesta campanha. Não só pela sua abrangência instantânea, mas também pela contundência áudio-visual. Nos 22 dias de programas reservados à campanha para prefeito na TV, José Bonifácio e Alair Corrêa, tiveram cerca de 1980 minutos (para apresentarem suas idéias e propostas. Tomando por base um valor médio de R$ 553,00, referente ao custo de um comercial de 30 segundos nos horários equivalentes da TV Alto Litoral, o tempo referente aos programas da campanha representaria um custo total de aproximadamente R$ 2.200.000,00 (Dois milhões e duzentos mil reais) divididos na proporção de 2 (Alair) para 1 (José Bonifácio).

O Resultado:

Quem trabalhou seu marketing apostando tanto na forma quanto em seu conteúdo:2
Quem negligenciou a força da imagem em sua propaganda:1

Salvo a surpresa de um fato muito importante e crucial, esse (Alair 2 X 1 Zé Bonifácio) deverá ser o resultado da eleição à Prefeitura em Cabo Frio.
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OBS.: O resultado do TSE: Alair 38.282 votos e José Bonifácio 21.671 votos (aprox. 2X1)

Um comentário:

Clovis Eduardo disse...

Pelo jeito, Cox, o PDT de Bonifácio não aparenta ter aprendido nas derrotas anteriores por falta da questão imagética. Tanto que pouco se fala dele em Arraial, por exemplo. Por falar em Arraial, tô com mais duas produções sobre a situação do licenciamento do Porto do Forno. http://www.youtube.com/watch?v=cdHEs59RTO4
este ainda falta muita coisa http://www.youtube.com/watch?v=iYcnlSDerOo