Após a Viação Aldeense ter sido proibida de transportar passageiros em São Pedro da Aldeia, a população continua nos pontos de ônibus a "ver navios". Com aval da prefeitura e da câmara aldeense, a Viação São Pedro (Salineira) voltou a operar na segunda-feira, 14/12, após ter abandonado a concessão municipal em 2006 (alegando não ser lucrativa por causa das "lotadas"), quando a passagem era R$ 1,80.
Agora ela volta em caráter emergencial durante 180 dias (sem licitação) com a passagem a R$2,00. Mas, segundo a InterTV, com apenas 10 ônibus (a concessão estabelece o mínimo de 23 ônibus) circulando em 7 linhas.
A Viação São Pedro (Salineira) vai faturar nas férias do verão, sem ter que levar estudantes enquanto a população reclama da longa espera e da superlotação dos veículos. Já a Aldeense, recorreu à Justiça e aguarda a decisão.
O dono da empresa de transportes Aldeense, Jorge Teixeira, disse à InterTV que foi pego de surpresa na segunda-feira, quando o DETRO, em conjunto com a Guarda Municipal, apreendeu dois ônibus.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
sábado, 12 de dezembro de 2009
Audiências Públicas revelam como deve ser o saneamento na região
Na quinta (10/12) e na sexta-feira, acompanhei as audiências públicas de revisão qüinqüenal das concessões de saneamento, que aconteceram na Estácio, em Cabo Frio e na Cândido Mendes, em Araruama.
A nossa imprensa não prestigiou o evento, nem para o "coffe break", como de costume. Com tantos veículos de Comunicação nos oito municípios das concessões, tirando a InterTV, presente nos dois eventos, apenas o Tomás Baggio (Revista Cidade e Rádio Sucesso), o Walmor Freitas (Jornal Completo), Renato Proença (Mensageiro dos Lagos) e o Jornal O Saquá, acompanharam a audiência de Cabo Frio.
Na audiência de Araruama, além da InterTV, apenas o Jornal O Saquá acompanhou a audiência.
O que deve acontecer no saneamento na Região dos Lagos
A Cia Águas de Juturnaíba, concessionária de água e esgoto em Saquarema, Silva Jardim e Araruama, apresentou, na audiência pública da revisão quinquenal do contrato, o seu pleito para "reequilibrar" a concessão: retirar o pagamento das outorgas, extensão do prazo da concessão e aumento de 70% na tarifa.
A consultoria da FGV, contratada pela Agenersa, propõe a retirada das outorgas, a extensão da concessão para Águas de Juturnaíba por 12 anos e o reajuste da tarifa, de 3 em 3 anos, a partir de 2011.
Na audiência do dia anterior, em Cabo Frio, a Prolagos, em seu pleito, quer assumir o tratamento do esgoto em Arraial do Cabo, um aumento da tarifa de 6% (escalonado em três vezes) e a prorrogação da concessão por mais 23 anos.
A consultoria da FGV contratada pela Agenersa propõe a extensão da concessão da Prolagos entre 12 a 15 anos.
Já o MPE questiona a extensão do prazo sem nova licitação pública para as concessões.
A agência reguladora AGENERSA tem cerca de seis meses para decidir os dois pleitos das concessionárias. De antemão, a Agenersa aponta que a capacidade de investimentos das concessões, pagas pela população, já se esgotou, e indica a necessidade do Estado em investir no saneamento da região.
O Presidente do INEA, Luiz Firmino, também admitiu, na audiência pública de Araruama, a necessidade do Estado (que tem 50% da Concessão do Saneamento ) investir em agua/esgoto na Região dos Lagos. "Três bilhões de dólares são necessários para a construção da rede separativa do esgoto em 13 municípios da Região" revelou Firmino.
Mais notas das audiências:
Segundo, Mário Flávio, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), já estão prontos o estudo e o EIA-Rima para a abertura de um canal na Praia do Pontal, de Arraial do Cabo, ligando o mar e a Lagoa Araruama, visando à renovação mais rápida de suas águas salgadas.
Ainda segundo Mário Flávio, foi criado um novo consórcio para administrar o futuro aterro sanitário, a ser construído pelo Estado, para beneficiar mais quatro municípios da Região dos Lagos/Costa do Sol (Saquarema, Araruama, Silva Jardim e Maricá).
O presidente do INEA, Luiz Firmino, disse que o governador Sérgio Cabral se comprometeu em aplicar 10% do valor arrecadado no Pré-sal, pelo Estado do Rio, no FECAM, ampliando o valor atual de 300 milhões/ano aplicados no meio ambiente pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano.
Ainda segundo o presidente do INEA, com a aprovação do ICMS ecológico, cuidar do meio ambiente será vantajoso e trará mais recursos aos municípios que têm Unidades de Conservação Ambiental, Lixo e Esgoto tratados.
Marcadores:
Agenersa,
Águas de Juturnaíba,
Prolagos,
saneamento
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Sodré tenta explicar o inexplicável
Após reportagem da InterTV (Rede Globo), o presidente Aguinaldo Sodré colocou no site da Câmara suas explicações para tentar dizer o que queria dizer e não o que realmente disse na TV. Veja clicando no link http://www.cmspa.rj.gov.br/download/esclarecimento-camara.pdf
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Obras na CMSPA são notícia no EXTRA, mais uma vez...
Marcadores:
Aguinaldo Sodré,
Berenice Seara,
Câmara Municipal,
inquérito,
Jornal Extra,
MP,
São Pedro da Aldeia
domingo, 6 de dezembro de 2009
Pres. da Câmara intimado a depor no Ministério Público
Segundo o promotor André Luiz Farias informou à imprensa, o inquérito está aberto e o MP pretende ouvir todos os envolvidos no caso.
Segundo o presidente do PT, Sérgio Santos, e Marcos Salaibe, a denúncia do PT de São Pedro da Aldeia ao MP visa esclarecer a licitação das obras.
Marcadores:
Aguinaldo Sodré,
inquérito,
Ministério Público,
MP,
PT Partido dos Trabalhadores
Assinar:
Postagens (Atom)