segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jornallista

A “grandeza que se quer” depende de atitude empresarial

Que relação podemos fazer entre o visual dos letreiros das lojas e placas que vemos na cidade de Cabo Frio e o desenvolvimento da sociedade?

É muito comum um comerciante querer ver estampado, em letras grandes, o nome de sua loja. Se observarmos atentamente encontramos, na maioria dos letreiros e placas, letras descomunais, exageradas no tamanho e na quantidade de seus tipos e texto. Esse exagero traduz o sonho de grandeza do comerciante, mas provoca um desconforto estético, uma poluição visual, que chama a atenção principalmente do turista, acostumado a um padrão visual já estabelecido em todas as grandes cidades do país.


É necessário entender a questão antes de simplesmente condenar essa prática. Nossa região cresce a cada dia e os empresários locais se deparam, constantemente, com novos desafios. Aqueles que não conseguem mudar de atitude ficam pelo caminho. O que vemos nos letreiros e placas é apenas uma ponta do iceberg de problemas na rota dos empresários.


É preciso, cada vez mais, entender o mercado, conhecer a concorrência, comprar melhor, gerenciar com mais eficiência e, principalmente, melhorar o atendimento aos clientes. Quem são esses clientes, onde estão, por que compram, por que voltam ou não voltam ? Como atraí-los, como satisfazê-los?

Infelizmente, em nossa região, o atendimento ao cliente que telefona para pedir informação ou entra no estabelecimento para realizar a compra ainda é um grande problema. Apesar dos esforços da ACIA e do Sebrae poucos empresários conseguiram resolver essa questão básica. Atender bem é condição sine-qua-non para vender bem. Com a globalização e a internet desaparece a falta de produtos que, no interior, ainda permite a alguns comerciantes sobreviverem sem se preocupar com atendimento. Quantos moradores da Região dos Lagos já fazem suas compras nas lojas virtuais da internet ? Alguém já se deu conta disso ? Milhares de consumidores hoje, aqui na região, tem acesso, pela internet, às maiores rede de lojas de todo o país, que vendem seus produtos em 10 vezes sem juros no cartão, com a entrega mais rápida do que as lojas daqui, sem que o comprador tenha que sair de casa.

Ou o empresário local muda de atitude ou daqui a pouco "nossos turistas" farão todas as suas compras e até mesmo pedirão uma pizza pela internet fora da região. E a grandeza que queremos para a nossa Costa do Sol ficará somente estampada nos letreiros de gosto duvidoso...

2 comentários:

Clovis Eduardo disse...

E ae Cox, blz
Estou atuando em um CineClub em São Pedro da Aldeia chamado Cine Apoena e gostaria de te convidar para contar um pouco da sua experiência e trajetória profissional aos jovens. A nossa reunião será na casa do Educador 5° Feira às 19h.
Estamos fazendo parte de um trabalho chamado Projeto Humano Mar (http://www.humanomar.com.br/principal)
Conto com a sua participação.
Abraço

Clovis Eduardo disse...

Fala COX
Quero agradecer a sua participação na reunião do CINE CLUB APOENA na última quinta feira. Foi muito encorajador ouvir a sua história de vida e aprender coa sua experiência dentro da 7 arte. Deixo aqui, nesse comentário, um agradecimento em nome de todo o cine> Seja bem vindo quando quiser JORNALISTA.